[Livro] Love is Strange, do Bruce Sterling

Imagem

Eu acabei de ler “Love is Strange“, o novo livro do Bruce Sterling. É o melhor romance que eu leio nessa década. Aliás, é o melhor romance que eu leio desde “Patter Recognition“, do William Gibson. Que que deu nesses luminários cyberpunks, que produziram suas melhores obras depois que pararam de escrever sobre o futuro e passaram a escrever sobre o presente?

É um livro bizarro, simples e profundo. É uma história de amor. Pra falar a verdade, é como um daqueles romances vagabundos tipo Júlia, Sabrina, mas onde todo mundo fuma um e fica falando umas doideiras descabidas o tempo todo e descortinando grandes verdados pós-modernas.

O texto é absolutamente direto. Frases curtas, sem rodeios. É difícil escrever assim, ainda mais tratando de temas complexos, mas Sterling faz a coisa toda parecer um passeio. Os diálogos são absolutamente inverossímeis – ser humano nenhum fala da maneira descabida com que os personagens se expressam. E ainda assim, é impossível largar o livro.

E que livro cheio de citações geniais. Eu torrei a paciência dos meus amigos postando citações por aí, mas o livro é cheio desses pequenos insights, desses momentinhos sublimes. É como a Bíblia, mas sem todo aquele ódio contra as mulheres e racismo e apologia ao ódio e coisa e tal.

É uma história de amor. Uma história de amor entre dois futuristas, que se encontram em um congresso futurista na Itália, e se apaixonam à primeira vista. Mas, sendo futuristas, eles podem prever o futuro, inclusive o futuro da própria relação. E daí começa toda uma difícil relação entre duas pessoas que, quando estão juntas no espaço, estão separadas no tempo, e vice-versa. O amor em tempos estranhos.

E tem ainda o Gilberto Gil. E Carla Bruni, e Sarah Palin, e Dilma Rousseff, e um monte de gente pós-moderna fazendo pós-modernices no Brasil, nos EUA e na Itália. E é delicioso.

Saiu só em ebook, porque Bruce Sterling vive no futuro, e no futuro não tem mais árvore pra gente matar.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: