A Marca de 100 Bilhões de Dólares

Top 10 BrandsÉ o Google. De novo.

Já tem alguns anos que a empresa – conhecida por sempre confiar na propaganda boca-a-boca e que, até recentemente, tinha um orçamento anual de US$ 0,00 para a publicidade tradicional – emplaca como uma das marcas mais valiosas do planeta. Microsoft, IBM e Apple também estão entre os 10+.

Mas o Google é um caso curioso. Do ponto de vista marquetês tradicional, o Google fez tudo errado. Eles sempre foram um tanto relapsos quanto a marcas e comunicação, preferindo deixar seus produtos falar por eles. E o produto é bom pra danar, então funciona.

Por outro lado, mesmo que você tenha um produto tão bom quanto, e for tentar o mesmo prodígio, muito provavelmente estará fadado ao fracasso. O Google não mudou as regras do jogo. O Google na verdade levou a bola embora.

A melhor maneira de aumentar o valor da sua marca é fazer mais pessoas conhecerem ela e associarem ela a coisas boas.

Para as pessoas conhecerem sua marca, elas precisam de informação.

A maior fonte de informação do planeta hoje é o… Google.

O Google tem 65% do mercado de busca nos EUA. No Brasil, são quase 90%. Agora pense assim: quase sempre que uma pessoa vai na Internet interagir com alguma das outras 9 supermarcas, ela interage primeiro com a marca do Google. Quando o consumidor médio de informa de algum produto, ele também se informa sobre o produto Google.

De novo: o buscador não mudou as regras do jogo. Ele É o jogo. Todo mundo hoje quer um pouco do Google Love para a sua marca, e eles terão o maior prazer em te vender, a preços módicos. Mas o Google não fica só com o seu dinheiro, ele também fica com um pedaço da atenção do seu consumidor. Ele fica com um pedaço da sua marca. Um pedaço da sua alma. Sempre.

Resistir é inútil.

E eles criaram todo um novo mercado dentro da propaganda, o da Search Engine Optimization, pessoas 100% dedicadas a fazer o algoritmo do Google gostar mais de você. Um tempo atrás se dizia que se você não tem um website, você não existe. Hoje, se você não está nas primeiras páginas do Google, você não existe.

Então sinto muito, Microsoft, mas essa você perdeu.

2 respostas para A Marca de 100 Bilhões de Dólares

  1. Rick disse:

    Google, a Igreja Católica da Era Pós-Moderna!

  2. Danilo Valeta disse:

    Eu gosto de pensar no Google mais como um vampiro. Ele vai te dar imortalidade, e em troca só quer um pouco do seu sangue.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: