O Papa não é mais Pop

O Para Bento Natzinger Ratzinger não está muito contente com esse papo todo de Internet. Faz sentido. Se eu tivesse sido membro da Juventude Hitlerista, e  Chefe da Inquisição, também não iria querer que as pessoas andassem por aí se informando das coisas. E, se você vende ignorância, a Internet é o pior tipo de concorrente que você pode ter: o tipo que torna o seu produto inútil.

Mas a bronca do papa, pelo menos na versão oficial, é outra. Diz o Mal Velhinho:

“O uso ilimitado de sites, por meio dos quais as pessoas têm fácil acesso a indiscriminadas fontes de informações pode chegar a ser um instrumento de crescente fragmentação. O conhecimento vem destruído, e a complexa habilidade de crítica e discernimento das tradições acadêmicas e éticas é, às vezes, descuidada”

Então, como diria um Grande Inquisidor, vamos por partes: a Internet é ruim porquê, além de me deixar com cara de bobo:

  • Fragmenta o conhecimento
  • Destrói a habilidade crítica
  • Não dá a mínima para a tradição acadêmica
  • É desprovida de ética

Fragmenta o conhecimento? Em parte sim, mas também dissemina e organiza o conhecimento. O volume de informação que trafega pela net, mesmo considerando o volume de informação “fragmentada” ou “de má qualidade”, ainda assim é a mídia com maior capacidade de disseminar e indexar informação que o homem já inventou. Quem está realmente interessado, acha aquilo que quer. Quem quer fazer nas coxas, esse nunca ia dar certo mesmo.

Destrói a habilidade crítica? Ou, pelo contrário, fomenta a pesquisa, a leitura, a formação de sistemas complexos de informação? A molecada hoje pode ter valores diferentes dos meus, e definitivamente diferentes dos valores do Papa, mas eles são, em média, mais críticos do que meus companheiros de ginásio. Não temos evidências de nada (mesmo se tivéssemos, religiosos são alérgicos a evidências) mas é interessante notar que essa molecada possui uma estrutura de pensamento e organização muito diferente da nossa. Eu só imagino o que vai sair daí…

Não dá a mínima para a tradição acadêmica? Isso até póde ser verdade em parte, mas vamos lembrar que ela complementa a tradição acadêmica por outras formas de pesquisa e organização, e resolve alguns problemas com relativa facilidade, se comparada à opção de manter a informação não-compartilhada e as pessoas desconectadas. Vale lembrar que a tradição acadêmica tem TUDO A VER com a disseminação do conhecimento, e não com o pseudo-elitismo intelectual de gente que acredita em cobras falantes e na partenogênese humana

É desprovida de ética? Chega a ser irônico, vindo de quem vem. Mas não dá para esperar do sujeito que reconheça que a ética é bastante relativa. A discussão da ética na Internet vai ficar para outro post.

Eu realmente não gosto desse cara.

4 respostas para O Papa não é mais Pop

  1. Fábio disse:

    Não sei que tipo de molecada você tem contato, mas a grande maioria dos meus alunos demonstra uma capacidade critica muito baixa. E pior que isso, um senso de “não preciso estudar, quando quizer saber algo tem wikipédia”

  2. […] Bento 16 critica a internet e a contrapõe à tradição acadêmica Fonte: Capitalismo Punk […]

  3. Alexandre disse:

    Bom, foi por causa do Ratzinger que acabei oficializando minha ruptura definitiva do catolicismo. Me preocupo muito é com a influência que essa igreja ainda tem em muitos círculos políitcos e sociais aqui no Brasil.

  4. Danilo Valeta disse:

    O tipo de molecada com quem eu tenho contato (que vão de 12 a 20 e poucos) entope o Youtube de coisas interessantes, remixa filmes e músicas, organiza protestos mundiais simultâneamente, cria novas ferramentas de comunicação (Twitter, Facebook) e viram milionários da noite pro dia. Claro, nem todo mundo chega nessa última etapa, mas é a criação de conteúdo destas pessoas que faz da mídia social a força que ela é hoje.
    O problema, ao meu ver, está mais na escola do que nos alunos… Nosso sistema de educação é MUITO CHATO.

    Alexandre, a nossa sorte é que o Ratzinger é tão anacrônico que chega a dar vergonha alheia.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: