Wikipedia e a desinformação

Era algo totalmente inventado, que não foi dito por Maurice Jarre, nem por ninguém. Os experimentos de ciência social sempre têm questões éticas, pelo fato de as pessoas serem usadas como cobaias. Não queria manchar ou distorcer a reputação de ninguém e, por isso, decidi divulgar uma frase que não afetaria a grandiosidade de Jarre”

Maluco inventa uma bobagem qualquer, coloca na Wikipedia, e todos os jornais do mundo copiam.  Depois querem saber pq os jornais estão acabando.

5 respostas para Wikipedia e a desinformação

  1. René disse:

    Dou razão pelo motivo de que os jornalistas precisam checar a informação antes de publicar. Mas temos que convir que colocar uma informação errada na web é ruim do mesmo jeito. Pois a tendência é mesmo a mídia impressa desaparecer, por isso é preciso que a web seja um meio de informação confiável.

    O que leva a crer que o culpado não é o meio, mas sim as pessoas que publicam informação sem verificar se é fato. Isso também é reflexo de tempos em que a busca por ser o 1° a publicar uma novidade é mais importante que discorrer sobre a mesma.

    Mas isso é assunto para outro capítulo!

  2. Danilo Valeta disse:

    Concordo em parte contigo René, mas o interessante aqui é que este foi um experimento social. O autor levanta a questão de que estamos colocando o carro na frente dos bois – confiamos na Internet antes que ela esteja pronta para ser “confiável”.

  3. […] aí a gente remete novamente ao post anterior, e ao outro sobre desinformação. Confiamos implicitamente no Pai Google, e para os reles mortais, quebra o galho. Mas quando a […]

  4. […] informação que o homem já inventou. Quem está realmente interessado, acha aquilo que quer. Quem quer fazer nas coxas, esse nunca ia dar certo […]

  5. […] Logo depois da morte do Jacko, descobriu-se que uma jornalista do Tocantins estava plagiando textos da Internet e publicando no jornal com seu nome. A jornalista mesmo enfiou a cabeça na terra até o vendaval passar, o editor tirou o dele da reta, e os amigos da safada vieram com desculpas esfarradapadas. Mas a gente sabe como são as coisas, certo? […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: